terça-feira, 26 de novembro de 2013

Professor cria programa para uso de xadrez na escola


Professor cria programa para uso de xadrez na escola

LOGOMARCA_DO__PROJETO_2.jpgO Professor da Escola Classe 05 de Planaltina (Distrito Federal), David Rocha, conta como criou um programa de informática para utlização do xadrez na escola. No reencontro com antigos alunos, David é desafiado ao jogo. Leia o relato do professor.
Sou professor de História, mas há alguns anos atrás eu assumi algumas aulas de PD (Projeto Diversificado) e resolvi, com a aprovação da direção da escola ministrar aulas de xadrez.
Apesar das dificuldades encontradas – tínhamos um tabuleiro para 40 alunos e apenas 45 minutos de aula por semana – os resultados foram interessantes, pois muitos alunos aprenderam ou começaram a se interessar mais por xadrez.
Conversando com a Professora Maria Aparecida Schio, co-autora do projeto, fiquei sabendo que os alunos tinham melhorado a atenção e a concentração, mas o projeto era inviável, pois não havia recursos didáticos para ministrar as aulas e resolvemos criar um “programa” que ensina a jogar xadrez. É importante ressaltar que o “programa” não substitui o professor e sim é mais um recurso didático para ser usado nas aulas de xadrez.
Este recurso pode ser utilizado na sala de informática, usado em data show ou em um DVD comum, recursos esses já existentes na maioria das escolas do Distrito Federal. O “programa” passa automaticamente e ensina todas as etapas do jogo de xadrez, começando com o nome das peças, posição das peças no tabuleiro, movimento das peças, regras de captura, xeque, xeque mate, promoção, pequeno e grande roque, etc. Todos com efeito e animação.
Depois de mais de dez anos trabalhando na mesma escola eu e Cida nos separamos, pois ela pegou uma carga na zona rural no Centro Educacional Várzeas onde está sendo implantado o projeto “xadrez informatizado na escola”.
Meses atrás eu visitei a escola da Cida e encontrei vários alunos meus já cursando o 3º ano do Ensino Médio. Logo correram com um tabuleiro me desafiando para uma partidinha: “agora professor eu vou lhe bater”. Quero ressaltar que eles foram meus alunos na 5ª série. Joguei quase 3 horas seguidas e o resultado....
Queremos ainda destacar que a inovação deste projeto está no recurso didático oferecido que poderá ajudar muitos professores nas aulas de xadrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário